DIETA LOW CARB – FACILITANDO SEU EMAGRECIMENTO

Já está completando 2 anos que venho seguindo uma dieta Low carb, a dieta em que se faz restrição no consumo de carboidratos. Emagrecei 16 kg em 5 meses seguindo esta dieta e tenho me dado muito bem com ela. Apesar de não ser obrigatório restringir especificamente os carboidratos para conseguir emagrecer essa opção é muito inteligente, e não é à toa que ela vem adquirindo cada vez mais adeptos. Veja por que. 

 

Quais os benefícios da dieta Low Carb?

Como já mencionado a dieta Low carb tem se mostrado muito eficiente para o emagrecimento, além de abaixar o açúcar sanguíneo, a pressão arterial e os triglicerídeos. Estudos mostram que a dieta low carb reduz o apetite e faz a pessoa comer menos calorias e perder peso com muito menos esforço.

A dieta low carb reduz muito os níveis sanguíneos de insulina, um hormônio que leva a glicose (dos carboidratos que você comeu) para as células. Uma das funções da insulina é estocar gordura (isso mesmo, aumentar a gordura do seu corpo!), além de dificultar a queima da gordura corporal. Acredita-se que um dos motivos dessa dieta funcionar tão bem está justamente nela reduzir os níveis desse hormônio.

A insulina também “diz” aos rins para reterem sódio. As dietas com muito carboidrato podem causar excesso de retenção de água. Quando você reduz a quantidade de carboidratos da sua dieta, você reduz a insulina e diminui a retenção de líquidos. É comum a pessoa perder bastante peso quando inicia a dieta low carb, devido a grande perda de peso de água retida.

 

Quanto carboidrato se come por dia em uma dieta Low carb?

Não existe uma definição de quanto de carboidrato uma dieta low carb deve ter. Pode-se dizer que a faixa entre 50 a 150 gramas por dia compreende uma dieta low carb comum, enquanto a faixa entre 20 e 50 gramas por dia compreende a dieta cetogênica.  Atualmente eu como pouco menos de 100 gramas de carboidratos por dia durante dias de semana e aumento o consumo nos finais de semana.

 

Não há um artigo científico que explique como adequar exatamente a ingestão de carboidratos para cada pessoa. Cada organismo é diferente e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante fazer experiências para saber o que funciona para você, e vale lembrar também que quem pratica atividade física, principalmente musculação, necessita de doses maiores de carboidratos para manter um bom desempenho nos treinos. 

Saúde e Paz com a balança!

Murilo Maciel

Fonte: https://authoritynutrition.com/how-many-carbs-per-day-to-lose-weight/

2017-06-21T21:20:11+00:00