Conheça Um dos Exercícios Mais Completos para a Sua Saúde

É fato…os exercícios funcionais estão em alta,  e não tem como falar em exercícios funcionais sem mencionar o Burpee, considerado  por alguns o exercício mais completo que existe. Mas afinal, será que eles são melhores que os exercícios feitos na academia? Neste post vou falar sobre um estudo (1), que comparou dois treinos similares, um feito com Burpee e outro com a já velha conhecida das academias: a bicicleta ergométrica.

Ambos os treinos foram feitos com treino intervalado em alta intensidade (HIIT), consistidos em  4 séries de 30 segundos a toda velocidade na bicicleta ou burpee , intercalados com 4 minutos de repouso ativo fazendo exercício leve (reparem que o tempo total de exercício em alta intensidade foi de somente 2 minutos!).

E então, qual é o melhor? Qual foi o Resultado?

Os participantes do estudo classificaram o treino com bicicleta como “muito difícil”, enquanto o treino com burpee foi classificado “somente” como “difícil” (lembre-se que são exercícios em alta intensidade). Apesar da diferença, as respostas cardiovasculares obtidas pelos participantes do estudo foram muito parecidas. Ou seja, o Burpee é tão bom quanto a famosa bicicleta ergométrica e ainda é mais “fácil”.

Mas o Burpee tem muito mais vantagens

Esse estudo confirma a eficiência do Burpee como uma ótima opção de exercício e a possibilidade de utilizá-lo para substituir exercícios como corrida em esteira ou a bicicleta ergométrica, que são equipamentos caros e de difícil acesso.  O Burpee é considerado  um exercício completo por trabalhar muitos músculos do corpo, como pernas, glúteos, panturrilhas, tríceps, peito, ombros e abdominais, além da parte cardiovascular. Além disso pode ser feito em qualquer lugar, como em sua casa ou em um parque,  e necessita somente de um pequeno espaço para ser feito.

Mais abaixo, falo da associação do Burpee com o Hiit, mas antes veja um exemplo de Burpee, neste caso, o intermediário:

Burpee associado ao HIIT

Já é sabido que se exercitar por pouco tempo, como 10 a 20 minutos (2), porém  em alta intensidade (como no citado estudo) pode ser tão ou mais benéfico do que se exercitar em intensidade baixa ou moderada por um tempo longo, como por exemplo correr em intensidade moderada por 1 hora.

O HIIT está sendo muito utilizado atualmente para emagrecimento, por economizar  tempo e ser eficiente,  e já chegou a ser considerado mais prazeroso do que correr por 50 minutos, por exemplo (3), facilitando a aderência das pessoas às atividades físicas.  Saiba mais sobre HIIT aqui e aqui.

Eu sou um defensor da associação do Hiit com exercícios funcionais. Não por acaso, em meu programa de emagrecimento (Magra em 15) utilizo essa associação em vários treinos, com ótimos resultados. O Burpee é um exercício vigoroso e deve ser incluído aos poucos na rotina de quem ainda está fora de forma. Existem várias versões deste exercício, com adaptações especiais para iniciantes e também versões mais avançadas para quem já está em forma. É importante respeitar o seu atual nível de condicionamento e  fazer progressões de forma adequada, para que seu corpo se adapte ao exercício gradativamente.

Atitude é o que Transforma!!!

Murilo Maciel

2017-06-21T21:11:00+00:00