Chás Emagrecem Mesmo? (Parte1)

Nós brasileiros temos por tradição o consumo do café, mas, de um modo geral, não temos o hábito de consumir chás. Com isso, perdemos grandes aliados para a saúde e o emagrecimento. Dos chás emagrecedores, o mais famoso é o chá verde, feito da planta Camelia sinensis.

O chá verde é uma bebida consumida em grande quantidade no mundo. Possui efeitos positivos no emagrecimento devido a presença de catequinas em sua composição, principalmente a epigalocatequina galato. Junto com a cafeína, também presente no chá, essas substâncias aumentam o gasto energético do corpo e a queima de gordura, induzindo a perda de peso (1).

Em um estudo americano, foi observado o aumento em 4% do gasto energético do corpo em 24 horas, no grupo que consumiu chá verde, sendo verificado o maior uso de gordura corporal como fonte de energia. O outro grupo consumiu cafeína pura e não mostrou o aumento do gasto energético em 24 horas.

Estudos apontam para o aumento do metabolismo de gordura com o uso do chá verde, mesmo você estando em repouso. Na verdade, várias pesquisas mostram a diminuição de peso e de gordura corporal com o uso do chá verde ou de seu extrato, sendo encontrado também diminuição da medida da cintura (2), pelo simples uso do chá, ou seja, não associado a exercícios físicos.

Mas o que será que acontece quando associamos o chá verde a exercícios? A queima da gordura é ainda maior. O chá verde consumido antes da prática do exercício aumentou o consumo de gordura corporal como combustível em, pasmem, 24% (3). O que acha disso?

Diferentemente de vários produtos caros para emagrecimento, que muitas vezes possuem o chá verde em sua composição, a erva do chá verde pura é barata e pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. Sugiro comprar a erva em quantidades maiores, que rendem mais do que os sachês, tendo um custo-benefício muito melhor. Para quem não gosta do sabor do chá verde, ele pode ser encontrado na forma manipulada, que facilita o transporte e o uso.

Introduza o chá verde aos poucos no seu dia a dia para se acostumar com seus efeitos, e, com o tempo, vá aumentando a dose. Habitue-se a também a tomar diferentes chás, observando os efeitos que eles te causam e usando-os de acordo com suas necessidades. Logo, logo, você se acostuma com o sabor dos chás. Eu recomendo que tente apreciá-los puros, sem adição de açúcar.

Quais são seus chás preferidos? Deixe seu comentário na página do facebook!

Atitude é o que Transforma!!!

Murilo Maciel

2017-06-21T21:09:45+00:00