Afinal, Beber Água Ajuda a Emagrecer?

Uma das dicas comuns para emagrecer é aumentar o consumo de água, mas será que realmente adianta? Coloquei abaixo as três principais dúvidas sobre o tema e o que os estudos científicos dizem a respeito, junto com algumas dicas especiais pra você incorporar na sua rotina e dar mais um passo para seu corpo ideal.

SUBSTITUIR OUTRAS BEBIDAS CALÓRICAS POR ÁGUA AJUDA NA PERDA DE PESO?

Essa dica não tem erro. Substituir outras bebidas calóricas por água ajuda a diminuir a sua ingestão calórica diária, facilitando o emagrecimento (1, 2). Bebidas como chás industrializados, sucos e refrigerantes oferecem pouca saciedade, portanto sugiro que bebam exclusivamente água no cotidiano, deixando outras bebidas para ocasiões especiais.

DICA: Experimente preparar águas saborizadas. Águas que ficam realmente deliciosas, mesmo sem o acréscimo de açúcar! Limão siciliano, hortelã e erva-doce, especiarias, frutas cítricas…use a criatividade!

AUMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA AJUDA NA PERDA DE PESO?

Sobre isso, existem controvérsias, mas em um estudo com mulheres entre 25 e 50 anos (com sobrepeso) seguindo quatro diferentes dietas para perda de peso, o aumento da ingestão de água ajudou na diminuição da circunferência de quadril e do percentual de gordura corporal. O emagrecimento ocorreu mesmo com diferentes níveis de prática de atividade física (3).

Em outro estudo realizado em 2014 com 50 mulheres de 18 a 23 anos, com sobrepeso, esse simples método ajudou no emagrecimento. Elas ingeriram meio litro de água 30 minutos antes das 3 refeições principais, aumentando em 1,5 litros o consumo diário de água (4).

DICA: aumente o seu consumo de água e observe os efeitos. Beber meio litro de água antes das refeições não vai lhe fazer mal. Experimente fazer isso por uma semana e anote como você se sente antes e depois das refeições. Você estava com mais fome? Sentiu que se saciou com menos comida? Preste atenção aos sinais do seu corpo. Se estiver funcionando, adote este novo hábito.

BEBER ÁGUA AUMENTA O GASTO ENERGÉTICO DO CORPO (TERMOGÊNESE)?

Em um estudo publicado em 2007 (5) com mulheres e homens adultos, com sobrepeso e sedentários, beber meio litro de água aumentou o gasto energético do corpo. Em um estudo de 2003 (6) foi encontrado o aumento de 30% da taxa metabólica após a ingestão de 500ml de água. Infelizmente, outros autores não concordam com esses valores, defendendo que eles sejam menores (7).

CONCLUINDO…

Apesar de não existir consenso em todos os casos (8), há fortes indícios de que o consumo de água pode dar suporte ao emagrecimento.  Eu tenho necessidade de beber muita água, e sempre carrego uma garrafa grande comigo. Com você, pode ser diferente, mas certifique-se de estar bebendo o suficiente durante o dia. Além disso, vamos aproveitar que água é igualmente boa para hidratar a pele, prevenir algumas doença e permitir o bom funcionamento do corpo e não descuidar da hidratação.

Atitude é o que Transforma!!!

Murilo Maciel 

2017-06-21T21:01:35+00:00