Abacate – Uma Fruta Especial (com Receita Incrível!!)

Gosto muito de frutas, e uma que costuma estar sempre presente na minha dieta é o abacate, uma fruta diferenciada, que merece sua atenção. Veja abaixo o porquê e aprenda também uma simples receita de mousse para você acrescentar à sua rotina.

Um grande diferencial do abacate em relação às outras frutas é a sua composição, com alta concentração de gorduras saudáveis e baixa concentração de carboidratos (possui o índice glicêmico muito baixo). Os carboidratos são ótimas fontes de energia mas devem ser consumidos com moderação, principalmente por quem está tentando emagrecer. Cerca de 73% do abacate é composto por água, 15% gorduras, 8,5% carboidratos (sendo a maior parte na forma de fibras) e 2% proteínas (1).

Possui, ainda, 71% de gordura monoinsaturada (a mesma encontrada no azeite), 13% de poliinsaturada e 16% saturada (2). Possui abundância de ácido oleico, que também é o componente principal do azeite e está relacionado a redução de inflamações e pode ter efeito protetor contra câncer (1).

O benefício no consumo não fica somente pela alta concentração de gorduras saudáveis, sendo que ao consumir ½ abacate (75g) você também ingere níveis significativos de: fibras, potássio, magnésio, vitaminas A , C, E, K1 e B6, entre outros nutrientes (2).

Depois de tantos números 🙂 o que mais importa para os objetivos do site é que o abacate ajuda a manter a saciedade, o que é muito importante pra quem quer emagrecer (além de ser uma delícia)!!

Um estudo que investigou o consumo da fruta no almoço verificou que a adição de ½ abacate (75g) na refeição diminuiu em 28% a vontade de comer por um período de até 5 horas após a refeição, comparado ao grupo que não consumiu abacate. Portanto, consumir abacate pode ser uma mudança simples em sua rotina, mas que lhe ajudará a comer menos nas horas seguintes às refeições em que você consumi-lo (3).

Eu costumo consumir abacate na forma de guacamole, junto com saladas 😋 . Outra ótima opção é aproveitar para matar a sua vontade de comer doces com essa receita de Mousse de Abacate, que é muito fácil de preparar:

Mousse de Abacate com Cacau (cedida pela @luluzinhabarcelos)

Mousse de abacate - baixa

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • Açúcar de coco a gosto
  • Whey protein (opcional, se quiser fazer uma versão proteica coloca o whey)
  • 1 pitada de canela

Instruções:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa homogênea. Se gostar da mousse bem escura basta adicionar mais cacau.

Depois de bem batido, levar a geladeira por aproximadamente 2 horas até ficar gelado e servir.

Atitude é o que Transforma!!!

Murilo Maciel 

2017-06-21T21:01:47+00:00