5 Superdicas para Dar um Fim ao Inchaço na Barriga

Sabe aquela sensação de barriga inchada, após uma refeição? Muitas vezes você pode se sentir mais gordinha, mais pesada ou com um pouco de desconforto….  já aconteceu com você?  Geralmente este inchaço é causado por excesso de produção de gases ou distúrbios nos movimentos dos músculos do sistema digestivo, e isso pode causar extremo desconforto… portanto vamos às dicas pra dar um jeito nesse problema!

O inchaço também pode ser causado por retenção de líquidos. Veja aqui 8 dicas para acabar com esse problema

Não Coma um Volume Muito Grande em uma Refeição

Se você está comendo muito em uma refeição e se sentindo desconfortável depois, experimente reduzir as porções, e se necessário, aumente o número de refeições. Procure também mastigar bem os alimentos e não falar enquanto come, o que vai te ajudar a não engolir ar, uma das causas de inchaço, e procure comer mais devagar, o que ajuda a comer menos.

Exclua Alimentos que Causem Intolerância ou Alergia da sua Dieta

Alergia e intolerância a alimentos são muito comuns, portanto fique de olho.  Aqui estão alguns alimentos que comumente causam esses problemas:

  • Lactose: intolerância à lactose é associada a muitos sintomas digestivos, incluindo o inchaço. Vale a pena fazer exame de intolerância à lactose para descobrir se você possui esse problema. Vale lembrar também que muitos laticínios possuem pouca ou nenhuma quantidade de lactose, portanto não há necessidade de cortar completamente os laticínios da dieta por causa desse problema.
  • Frutose
  • Ovos
  • Trigo
  • Glúten

Dica: você pode tentar evitar algum desses alimentos e ver se isso ajuda, mas se você suspeita fortemente de que você tem alergia ou intolerância à algum alimento,  procure um médico, ok?!

Evite Engolir Ar e Gases

Existe o gás no sistema digestivo que é produzido pelas bactérias no intestino, e tem também o gás que é engolido quando você come ou bebe. Aqui tem papel de destaque as bebidas gaseificadas, mas também mascar chiclete e beber em canudinho pode facilitar para que você engula ar.

Exclua ou Coma Menos Alimentos que te Causam Gases

Alguns alimentos ricos em fibras podem fazer com que você produza grande quantidade de gases. Alguns exemplos são leguminosas como feijões e lentilhas, assim como alguns grãos. Procure observar se certas comidas tendem a te fazer reter mais gases ou inchar mais do que outras.

Comidas gordurosas podem atrasar a digestão e o esvaziamento do estômago, o que pode ser positivo para a sua saciedade, e possivelmente ajudar na perda de peso, mas pode ser um problema para pessoas com tendência a inchar. Procure comer menos feijão e comidas gordurosas para ver se ajuda.

Evite a Constipação

Você costuma ter constipação? A constipação é um problema digestivo muito comum e pode ter muitas causas diferentes. Estudos mostram que a constipação pode frequentemente aumentar o inchaço.  Consumir mais fibras solúveis é frequentemente recomendado para constipação, entretanto a ingestão de fibras deve ser feita com cautela por pessoas que têm gases ou inchaço, pois elas podem piorar os sintomas ainda mais. Atividade física pode ser efetiva contra a constipação, portanto exercite-se!

Já tentou Probióticos?

O gás produzido pelas bactérias no intestino é o maior contribuinte do inchaço. Existem muitos tipos diferentes de bactérias que residem no intestino e elas podem variar bastante de uma pessoa para outra.

Alguns estudos têm mostrado que suplementos de probióticos podem reduzir tanto a produção de gases como o inchaço em pessoas com problemas digestivos, porém outros estudos mostraram que os probióticos podem ajudar a reduzir os gases mas não os sintomas de inchaço. Parece que isso pode depender do indivíduo assim como do tipo de probiótico suplementado.  Os benefícios do uso de probióticos  podem demorar um pouco a surtir efeito,  portanto seja paciente.

Atitude é o que Transforma!!!

Murilo Maciel

fonte: https://authoritynutrition.com/11-proven-ways-to-reduce-bloating/

2017-06-21T20:51:42+00:00