Vinagre de Maçã e Corpo em Forma – Tudo a Ver!

Nesse post você vai conhecer diversos benefícios do vinagre de maçã, e entender como ele pode ser muito útil no controle do seu peso, te ajudando tanto a emagrecer, como a não engordar. Está preparada? Vamos lá!!

Se você me acompanha há um tempo já deve saber que tanto para emagrecer como para não engordar é muito importante evitar os picos de insulina após as refeições, pois eles atrapalham o seu corpo a queimar gordura e favorecem para que você engorde. Os picos de insulina ocorrem quando você come muitos carboidratos em uma refeição, e também quando come carboidratos com alto índice glicêmico.

Saiba como iniciar uma dieta Low Carb, que favorece o emagrecimento

Portanto, tanto para emagrecer como para não engordar, é importante limitar o consumo de carboidratos e evitar os carboidratos com alto índice glicêmico, dando preferência aos com baixo índice glicêmico. Os estudos científicos sugerem que alimentos com baixo índice glicêmico podem ajudar a regular o apetite e prolongar a volta da fome, além de gerarem mais saciedade, ajudando a pessoa a se saciar comendo menos na refeição, e também que a saciedade é mais duradoura, o que pode ajudar a pessoa a naturalmente comer menos inclusive na refeição seguinte! ( (ótimo pra quem quer emagrecer, não?!) (1)

 

Bom…eu tinha que fazer toda essa introdução antes de falar sobre o vinagre de maçã, mas agora chegamos aonde interessa.

O vinagre de maçã faz com que o açúcar sanguíneo e o pico de insulina subam menos após a refeição. Ele ajuda a abaixar o índice glicêmico da refeição e a aumentar a saciedade por um tempo prolongado. (2)

Se você ainda não está convencida de que vale a pena investir no consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico e de vinagre de maçã, continue lendo…

Em um estudo com 150 japoneses com sobrepeso, os japoneses que consumiram  vinagre de maçã reduziram o IMC, a quantidade de gordura corporal e as medidas da cintura e do quadril,  os níveis de triglicerídeos, a pressão sanguínea e, como já mencionado, tiveram menor elevação do açúcar sanguíneo após as refeições. É importante ressaltar que tudo isso ocorreu sem que os voluntários mudassem mais nada no estilo de vida, simplesmente o que eles fizeram foi consumir 15 ml ou 30 ml de vinagre de maçã por dia (metade da dose após o café da manhã e metade após o jantar). O consumo de apenas 15 ml por dia já trouxe benefícios, porém com a dose diária de 30 ml os resultados foram ainda melhores. (3)

É importante ressaltar que nesse estudo o emagrecimento e a diminuição das medidas de cintura e de quadril só começaram a ocorrer após 4 semanas de consumo de vinagre, portanto não vá esperando que você vai tomar vinagre de maçã e vai começar a perder peso de hoje para amanhã. Acho que a mensagem mais importante aqui é que o vinagre de maçã é um produto acessível, que ajuda a evitar os picos de insulina e que vale a pena adicioná- lo na dieta.

O consume de vinagre de maçã tem se mostrado seguro e sem efeitos colaterais, e vale ressaltar que não é necessário consumi-lo em grandes quantidades. (3) Você pode usar o vinagre de maçã para temperar saladas, fazer molhos e vinagrete. Já que o vinagre é ácido, vale a pena minimizar o contato dele com os dentes. Uma recomendação é diluir em água e tomar com canudinho. (4) É assim que eu faço, diluo pouco menos de uma colher de sobremesa em água e tomo com canudinho, após as 3 refeições principais do dia. e você, já tem o hábito de consumir vinagre de maçã?

Atitude é o que Transforma!!!

Murilo Maciel

2017-07-14T19:05:31+00:00 julho 14th, 2017|Comportamento e estilo de vida, Dicas Práticas|